Livro Impresso
Leitura, Crítica literária, Formação de leitores, Literatura
Em O banquete dos notáveis, Bértolo reúne ensaios sobre literatura, crítica e leitura, sempre de um ponto de vista crítico e original – inserido no conjunto das relações sociais –, perturbando e provocando o idílio ingênuo da leitura, na contramão do consenso vazio em prol do estímulo à leitura que presenciamos na atualidade. Com análises precisas, o livro vem problematizar a visão mistificadora e romântica da leitura e dos leitores, responsável pela fetichização do processo de leitura e de formação de leitores, inserindo a discussão na contraditoriedade e tensão que lhe é própria.
Uma profunda e questionadora reflexão sobre o que é a leitura e quem são os leitores e seus agentes – editores, autores, críticos, que repensa o sentido da leitura, especialmente da leitura literária, e fornece instrumental teórico para pensarmos nas suas possibilidades e limites e seu fomento no mundo globalizado.
Constantino Bértolo foi um dos fundadores da Escuela de Letras de Madrid, e também lecionou na Universidad Pompeu Fabra de Barcelona e na Universidad de Salamanca. Em 2009 recebeu o prêmio Periodístico sobre Lectura da Fundação Germán Sánchez Ruipérez. Escreveu Libro de Huelgas, revueltas y revoluciones (Editorial 451, 2009), El Ojo crítico (Ediciones B, 2009), La cena de los notables (Periférica, 2008) e Cómo se lee un libro (Alborada, 1987).
Metadado adicionado por Livros da Matriz em 14/06/2021
Encontrou alguma informação errada? Perguntar para a Livros da Matriz
--
sumário
introdução 11
a doença de ler 17
a operação de ler 47
o deus leitor e outros leitores 65
a soberba de escrever 95
o lugar da crítica 127
o banquete dos notáveis 171
a morte do crítico: um exemplo 189
a crítica como ausência e a ausência da crítica 201
sobre o autor 239
Áreas do selo: EducaçãoInfantojuvenilLiteratura estrangeiraTeoria e crítica literária
A Livros da Matriz nasceu do desejo de participar da construção do percurso leitor desde o início, quando as crianças estão descobrindo a literatura e o que gostam de ler. Para desenhar esse caminho, temos uma seleção criteriosa de títulos, editados com cuidado, tratando de temas atemporais. Uma editora pequena, foi fundada em 2012 e hoje tem em seu catálogo títulos que refletem sobre inclusão, consumismo, gênero, medo, diferença e tudo que diz respeito à vida das crianças e de todos nós.