Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Enfermagem na saúde do adulto e idoso



Duarte, Yeda Aparecida de Oliveira (Autor) - Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Mestra e Doutora em Enfermagem pela USP – Área de Gerontologia. Pós-Doutorado em Epidemiologia pela Faculdade de Saúde Pública da USP(FSP-USP). Professora-associada da USP. Docente da EEUSP e da FSP-USP. Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da EEUSP; Vattimo, Maria de Fátima Fernandes (Autor) - Professora Titular da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Mestra em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Unifesp. Doutora em Ciências de Saúde na Área de Nefrologia pela Unifesp. Vice-Diretora da EEUSP. Prefeita do Campus Quadrilátero Saúde Direito. Presidente da Comissão de Cooperação Internacional da EEUSP; Sichieri, Karina (Autor) - Enfermeira. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto da EEUSP. Especialista em Terapia Intensiva Adulto pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Especialista em Economia Aplicada a Sistemas de Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Chefe-Técnica da Divisão de Enfermagem Clínica do Hospital Universitário da USP (HU-USP). Presidente do Núcleo de Segurança do HU-USP. Tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Enfermagem na Saúde do Adulto e Idoso coordenado pela EEUSP. Vice-Diretora e Core Staff do Centro Brasileiro para o Cuidado à Saúde Baseado por Evidências: Centro de Excelência do JBI (JBI Brasil).

Enfermagem - Prática, Idosos, Cuidado e tratamento.


Sinopse

A Série Manual do Residente de Enfermagem da Escola de Enfermagem e Hospital Universitário da Universidade de São Paulo - EEUSP/HU-USP tem por objetivo difundir e ampliar os conhecimentos das residências multipro?ssionais em Saúde e a residência em área pro?ssional de Saúde inseridas no contexto médico-social brasileiro. Os programas de Residência em Enfermagem são modalidades de ensino de pós-graduação lato sensu, cuja grade programática articula conhecimento teórico à prática do cuidar. Sua base didática assenta-se nos diferentes desdobramentos observados ao longo desse processo.
Chama a atenção os Residentes contarem permanentemente com docentes, pesquisadores, preceptores e tutores altamente capacitados para o ensino da Enfermagem por seu viés prático, a base da Residência em Enfermagem.
A Série Manual do Residente de Enfermagem da Escola de Enfermagem e Hospital Universitário da Universidade de São Paulo - EEUSP/HU-USP será útil não apenas para os Residentes dessas instituições, como também será validada e seguida por outros centros acadêmicos e de formação pro?ssional de enfermeiros nas diversas regiões do Brasil.
Este segundo volume Enfermagem na Saúde do Adulto e Idoso segue uma linha didática que acompanha a complexidade assistencial de forma crescente, ou seja, o passo a passo da grade curricular da Residência de Enfermagem, do simples para o de maior di?culdade, como a praticada na Escola de Enfermagem do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo.
O livro está atualizadíssimo. A revisão dos conceitos teóricos é a mais recente. Os procedimentos práticos, também.
Apresenta importantes inovações, já que captura para o seu texto a realidade médico-social nacional. Aproxima, assim, o enfermeiro desse cenário. Para tal, o livro apresenta casos reais, vividos no dia a dia dos pro?ssionais de Enfermagem na assistência ambulatorial e hospitalar.
O livro compreende as seguintes Partes: I. Introdução ao Cuidado à Saúde do Adulto e Idoso II. Avaliação, Resultado e Intervenção de Enfermagem no Adulto e Idoso Ambulatorial III. Avaliação, Resultado e Intervenção da Enfermagem no Adulto e Idoso Clínico IV. Avaliação, Resultado e Intervenção de Enfermagem no Adulto e Idoso Cirúrgico V. Avaliação, Resultado e Intervenção de Enfermagem no Adulto e Idoso em Urgência e Emergência VI. Avaliação, Resultado e Intervenção de Enfermagem no Adulto e Idoso Crítico VII. Enfermagem Especializada no Adulto e Idoso VIII. Envelhecimento e Cuidado: Ressigni?cando a Atenção à Saúde da Pessoa Idosa no Contexto Hospitalar.

Metadado adicionado por Editora Atheneu em 04/03/2024

Encontrou alguma informação errada? Perguntar para a Editora Atheneu

ISBN relacionados

--


Metadados completos:

  • 9786555865837
  • Livro Impresso
  • Enfermagem na saúde do adulto e idoso
  • --
  • 1 ª edição
  • Série Manual do Residente de Enfermagem da Escola de Enfermagem e Hospital Universitário da Universidade de São Paulo
  • --
  • --
  • 2
  • Com Orelha
  • --
  • Duarte, Yeda Aparecida de Oliveira (Autor) - Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Mestra e Doutora em Enfermagem pela USP – Área de Gerontologia. Pós-Doutorado em Epidemiologia pela Faculdade de Saúde Pública da USP(FSP-USP). Professora-associada da USP. Docente da EEUSP e da FSP-USP. Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da EEUSP; Vattimo, Maria de Fátima Fernandes (Autor) - Professora Titular da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Mestra em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Unifesp. Doutora em Ciências de Saúde na Área de Nefrologia pela Unifesp. Vice-Diretora da EEUSP. Prefeita do Campus Quadrilátero Saúde Direito. Presidente da Comissão de Cooperação Internacional da EEUSP; Sichieri, Karina (Autor) - Enfermeira. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto da EEUSP. Especialista em Terapia Intensiva Adulto pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Especialista em Economia Aplicada a Sistemas de Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Chefe-Técnica da Divisão de Enfermagem Clínica do Hospital Universitário da USP (HU-USP). Presidente do Núcleo de Segurança do HU-USP. Tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Enfermagem na Saúde do Adulto e Idoso coordenado pela EEUSP. Vice-Diretora e Core Staff do Centro Brasileiro para o Cuidado à Saúde Baseado por Evidências: Centro de Excelência do JBI (JBI Brasil).
  • Enfermagem - Prática, Idosos, Cuidado e tratamento.
  • Técnicos
  • Enfermagem / Geral (MED058000), Enfermagem / Gerontologia (MED058060), Enfermagem / Enfermagem e Paciente (MED058140)
  • Categoria -
    Enfermagem; Enfermagem geriátrica; Relação enfermeiro / paciente
    --
  • 2023
  • 01/11/2022
  • Português
  • Brasil
  • --
  • Livre para todos os públicos
  • --
  • 17 x 24 x 3 cm
  • 1.2 kg
  • Brochura
  • 948 páginas
  • R$ 530,00
  • 49019900 - livros, brochuras e impressos semelhantes
  • --
  • 9786555865837
  • 9786555865837
  • --
  • --
  • Este Manual compõe uma série de obras voltadas para o estudo e a consulta de profissionais residentes de Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP) e Hospital Universitário da USP (HU-USP), bem como todos os outros profissionais de Enfermagem e outras Áreas de Saúde com foco na Saúde do Adulto e Idoso. O seu objetivo é servir como referência para as práticas diárias do cuidado de Enfermagem e de Saúde. A sua construção baseou-se no resgate de evidências científicas que sustentam a prática clínica e a apresentação de protocolos assistenciais que visam garantir a excelência do cuidado e os bons resultados da assistência por meio da qualificação dos profissionais.

Metadados adicionados: 04/03/2024
Última alteração: 04/03/2024

Sumário

Parte I - INTRODUÇÃO AO CUIDADO À SAÚDE DO ADULTO E IDOSO, 1


 


Capítulo 01 - Tempos do cuidado, 3


Capítulo 02 - Construindo uma cultura de cuidado, 13


Capítulo 03 - Comunicação e cuidado no contexto hospitalar, 29


Capítulo 04 - Teorias, processo e classificações de enfermagem na saúde do adulto e do idoso, 47


 


Parte II - AVALIAÇÃO, RESULTADO E INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM NO ADULTO E IDOSO AMBULATORIAL, 67


 


Capítulo 05 - Assistência ao paciente ambulatorial, 69


Capítulo 06 - Assistência ao paciente em exames diagnósticos por imagem e endoscopia, 89


 


Parte III - AVALIAÇÃO, RESULTADO E INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM NO ADULTO E IDOSO CLÍNICO, 105


 


Capítulo 07 - Assistência ao paciente com problema neuropsiquiátrico, 107


Capítulo 08 - Assistência ao paciente com problema cardíaco: hipertensão arterial e insuficiência cardíaca


congestiva, 119


Capítulo 09 - Assistência ao paciente com problema respiratório, 137


Capítulo 10 - Assistência ao paciente com problema hepático, 151


Capítulo 11 - Assistência ao paciente com problema renal, 157


Capítulo 12 - Assistência de enfermagem ao paciente com problema metabólico, 173


Capítulo 13 - Assistência ao paciente de cirurgia vascular, 185


 


Parte IV - AVALIAÇÃO, RESULTADO E INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM NO ADULTO E IDOSO CIRÚRGICO, 195


 


Capítulo 14 - Assistência de enfermagem perioperatória, 197


Capítulo 15 - Assistência ao paciente de cirurgia torácica, 217


Capítulo 16 - Assistência ao paciente de cirurgia abdominal, 237


Capítulo 17 - Assistência ao paciente de cirurgia urológica, 251


Capítulo 18 Assistência ao paciente de cirurgia ortopédica, 267


 


Parte V - AVALIAÇÃO, RESULTADO E INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM NO ADULTO E IDOSO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA, 279


 


Capítulo 19 - Atendimento inicial ao doente traumatizado, 281


Capítulo 20 - Assistência ao paciente em parada cardiorrespiratória e reanimação cardiopulmonar, 301


Capítulo 21 - Assistência ao paciente com emergência neurológica, 313


Capítulo 22 - Assistência ao paciente com emergência cardiovascular, 333


Capítulo 23 - Assistência ao paciente com emergência respiratória, 351


Capítulo 24 - Assistência ao paciente com emergência gastrintestinal, 367


Capítulo 25 - Assistência ao paciente com emergência metabólica, 381


Capítulo 26 - Assistência ao paciente com emergência psiquiátrica, 395


 


Parte VI - AVALIAÇÃO, RESULTADOE INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM NO ADULTO E IDOSO CRÍTICO, 409


 


Capítulo 27 - Assistência ao paciente em choque, 411


Capítulo 28 - Assistência ao paciente com insuficiência respiratória e suporte ventilatório, 431


Capítulo 29 - Assistência ao paciente com distúrbios hidreletrolíticos, 449


Capítulo 30 - Assistência de Enfermagem ao paciente com lesão renal aguda, 461


 


Parte VII – ENFERMAGEM ESPECIALIZADA NO ADULTO E IDOSO, 471


 


Capítulo 31 - Controle da dor, 473


Capítulo 32 - Integridade da pele, 501


Capítulo 33 - Aspectos nutricionais, 511


Capítulo 34 - Terapia infusional, 527


Capítulo 35 - Prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde, 547


 


Parte VIII – ENVELHECIMENTO E CUIDADO: RESSIGNIFICANDO A ATENÇÃO À SAÚDE DA PESSOA IDOSA NO CONTEXTO HOSPITALAR, 575


 


Capítulo 36 - Envelhecimento, idosos e cuidado, 577


Capítulo 37 - O impacto do processo de hospitalização na autonomia da pessoa idosa, 595


Capítulo 38 - A família e o envelhecimento, 609


Capítulo 39 - A integração da família no processo de cuidado do idoso hospitalizado, 631


Capítulo 40 - O idoso hospitalizado e o cuidador, 643


Capítulo 41 - A avaliação multidimensional da pessoa idosa e o contexto hospitalar, 649


Capítulo 42 - A abordagem qualificada da pessoa idosa na porta de entrada: ressignificando a qualidade do cuidado, 673


Capítulo 43 - O impacto da hospitalização na funcionalidade da pessoa idosa, 691


Capítulo 44 - As síndromes geriátricas, 705


Capítulo 45 - A fragilidade e o envelhecimento, 737


Capítulo 46 - O impacto da hospitalização no processo de fragilização do idoso, 749


Capítulo 47 - Avaliação e intervenções de enfermagem no quadro de delirium em idosos hospitalizados, 759


Capítulo 48 - Assistência de enfermagem ao paciente com demência no contexto hospitalar, 771


Capítulo 49 - Resiliência e autoeficácia no idoso, 785


Capítulo 50 - Processos infecciosos no idoso hospitalizado: epidemiologia, características clínicas e cuidado, 799


Capítulo 51 - Alta hospitalar como um processo de cuidado, 815


Capítulo 52 - Cuidado e cuidadores de pessoas idosas, 825


Capítulo 53 - Conceitos fundamentais sobre cuidados paliativos, 841


Capítulo 54 - Cuidado na terminalidade, 847


Capítulo 55 - Perda e luto: como pensar o paciente, a família e a equipe, 863


Capítulo 56 - Enfrentamento e assistência à pandemia de Covid-19 no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, 873



Áreas do selo: ArtesAutoajudaEducaçãoHumanidadesInfantojuvenilLiteratura nacionalReligiãoReligião / EspiritismoSaúde, esporte e lazerTécnicos

Há mais de 90 anos no mercado editorial, e com mais de 3.500 publicações da área da Saúde, a EDITORA ATHENEU é líder nacional nesse segmento. Sua missão principal é disseminar conhecimento e gerar o melhor conteúdo da Saúde para a formação de estudantes, acadêmicos e profissionais nas áreas científicas, técnicas e profissionais.

Sua excelência é comprovada com as recentes conquistas do Prêmio Jabuti, o mais tradicional prêmio do livro no Brasil. Foi um total de 28 estatuetas na categoria Ciências da Saúde. Ganhar o Jabuti representa dar à obra vencedora o lastro da comunidade intelectual brasileira. Significa ser admitido em uma seleção de notáveis da literatura nacional.

Desenvolvemos uma plataforma de Educação Continuada com o intuito de oferecer aos estudantes e profissionais da área da Saúde uma ferramenta dinâmica de aprendizado, com base em atividades práticas, que permite ao usuário desenvolver o raciocínio clínico voltado para o diagnóstico e o tratamento, visando à prevenção do erro médico.

Em parceria com a Biblioteca Virtual, nossos leitores e professores contarão com um acervo completo, multidisciplinar, com atualizações permanentes e disponível 24 horas, on-line e off-line, além de dispor de recursos que os ajudarão na jornada de aprendizagem.

A Biblioteca Virtual atualmente está disponível em mais de 400 instituições de ensino, com mais de 3 milhões de usuários ativos.

A EDITORA ATHENEU, ao longo desses anos, acumulou experiência, excelência editorial, competência e reconhecimento.

Somos a única editora no Brasil que oferece um leque completo de alternativas para a área de livros da Saúde, uma marca fantástica, funcionários altamente competentes e planos fortes de investimentos e crescimento.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.