Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Como avaliar a criança após o tratamento do câncer - Do oncologista ao endocrinologista



Castro, Angela Maria Spinola e (Autor) - Professora Adjunta e Chefe do Setor de Endocrinologia Pediátrica, Disciplina de Especialidades Pediátricas, Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Endocrinologista do Hospital do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC).; Siviero-Miachon, Adriana Aparecida (Autor) - Professora Adjunta do Setor de Endocrinologia Pediátrica, Disciplina de Especialidades Pediátricas, Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Chefe da Disciplina de Especialidades Pediátricas (2021-2024). Endocrinologista do Hospital do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC) e da Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (TUCCA/Santa Marcelina).

Câncer em crianças, Cuidado e tratamento, Aspectos nutricionais, Endocrinologia, Livros eletrônicos


Sinopse

Como Avaliar a Criança após o Tratamento do Câncer – Do Oncologista ao Endocrinologista reflete a larga casuística e a expressiva experiência de sua equipe autoral. Sua base é o Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP/EPM.
O câncer, por si mesmo, produz significativas alterações no organismo da criança e que são, vez por outra, agravadas pelos efeitos adversos da quimioterapia e radioterapia.
Crescimento, puberdade, função tireoidiana, gônadas, fertilidade, obesidade e síndrome metabólica, diabetes e massa óssea são as condições mais afetadas do ponto de vista endocrinológico. O livro ainda aborda criativamente a técnica de transplante de células-tronco hematopoiéticas e os critérios de triagem das endocrinopatias.
Enriquecendo a sua didática, há rico material visual: algoritmos, gráficos, fotos e tabelas. Por fim, são apresentados casos clínicos comentados. Isso para desafio do raciocínio clínico do leitor.
Como Avaliar a Criança após o Tratamento do Câncer – Do Oncologista ao Endocrinologista apresenta 2 Editoras, 21 Colaboradores, 5 Seções, em um total de 304 Páginas.
Seu público-alvo é formado por Pediatras, Endocrinologistas Pediátricos, Endocrinologistas Gerais, Oncologistas e todos os interessados no manejo dos efeitos adversos do tratamento quimioterápico e radioterápico do câncer na infância e em Endocrinologia.

Metadado adicionado por Editora Atheneu em 04/03/2024

Encontrou alguma informação errada? Perguntar para a Editora Atheneu

ISBN relacionados

--


Metadados completos:

  • 9786555866469
  • Livro Impresso
  • Como avaliar a criança após o tratamento do câncer - Do oncologista ao endocrinologista
  • --
  • 1 ª edição
  • --
  • --
  • --
  • --
  • Com Orelhas
  • --
  • Castro, Angela Maria Spinola e (Autor) - Professora Adjunta e Chefe do Setor de Endocrinologia Pediátrica, Disciplina de Especialidades Pediátricas, Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Endocrinologista do Hospital do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC).; Siviero-Miachon, Adriana Aparecida (Autor) - Professora Adjunta do Setor de Endocrinologia Pediátrica, Disciplina de Especialidades Pediátricas, Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Chefe da Disciplina de Especialidades Pediátricas (2021-2024). Endocrinologista do Hospital do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC) e da Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (TUCCA/Santa Marcelina).
  • Câncer em crianças, Cuidado e tratamento, Aspectos nutricionais, Endocrinologia, Livros eletrônicos
  • Técnicos
  • Pediatria (MED069000), Oncologia / Geral (MED062000), Endocrinologia e Metabolismo (MED027000)
  • Categoria -
    Medicina pediátrica; Oncologia; Endocrinologia
    --
  • 2022
  • 01/10/2022
  • Português
  • Brasil
  • --
  • Livre para todos os públicos
  • --
  • 14 x 21 x 2 cm
  • 0.35 kg
  • Brochura
  • 304 páginas
  • R$ 154,00
  • 49019900 - livros, brochuras e impressos semelhantes
  • --
  • 9786555866469
  • 9786555866469
  • --
  • --
  • O livro aborda temas de grande relevância para o oncologista pediátrico, como as particularidades do câncer pediátrico e seus tratamentos com quimio e radioterapia, bem como os transplantes, e o acompanhamento desses pacientes fora de tratamento. Também aborda temas de extrema importância para o endocrinologista pediátrico, como os efeitos precoces e tardios envolvendo crescimento, puberdade, tireoide, adrenal, diabetes, obesidade, massa óssea e fertilidade, entre outros. Além de tudo isso, apresenta uma série de casos clínicos comentados e fluxogramas de grande interesse.

Metadados adicionados: 04/03/2024
Última alteração: 04/03/2024

Sumário

Seção 1 - Câncer na Infância e Adolescência



Capítulo 01 - Particularidades do câncer e seu tratamento, 3


Capítulo 02 - Acompanhamento do paciente pós-tratamento: a experiência da clínica multiprofissional de atendimento aos pacientes fora de tratamento, 15


Capítulo 03 - Quimioterapia, 29


Capítulo 04 - Radioterapia, 35



Seção 2 - Efeitos do Câncer e Seu Tratamento



Capítulo 05 - Efeitos do câncer e seu tratamento sob a ótica do endocrinologista, 49


Capítulo 06 - Crescimento, 59


Capítulo 6.1 - Deficiência de hormônio do crescimento, 59


Capítulo 6.2 - Segurança do uso do hormônio do crescimento recombinante humano, 68


Capítulo 07 - Puberdade precoce de causa tumoral, 79


Capítulo 08 - Tireoide, 87


Capítulo 8.1 - Hipotireoidismo e hipertireoidismo, 87


Capítulo 8.2 - Câncer de tireoide, 95


Capítulo 09 - Gônadas e fertilidade, 101


Capítulo 9.1 - Gônada feminina, 101


Capítulo 9-2 - Gônada masculina, 109


Capítulo 9.3 - Estratégias para a preservação da fertilidade, 115


Capítulo 10 - Insuficiência adrenal e particularidades do eixo hipotalâmico-hipofisário-adrenal, 121


Capítulo 11 - Obesidade e síndrome metabólica, 131


Capítulo 12 - Distúrbios da glicose, 151


Capítulo 13 - Distúrbios do metabolismo do sódio, 161


Capítulo 14 - Massa óssea, 173



Seção 3 Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas



Capítulo 15 - Particularidades do transplante de células-tronco hematopoiéticas em crianças e adolescentes, 187


Capítulo 16 - Transplante de células-tronco hematopoiéticas e o sistema endócrino, 199



Seção 4 - Casos Clínicos Comentados



Caso Clínico 01 - Hiperglicemia transitória na leucemia linfoblástica aguda, 215


Caso Clínico 02 - Puberdade precoce central: astrocitoma suprasselar, 225


Caso Clínico 03 - Puberdade precoce periférica: tumor germinativo, 235


Caso Clínico 04 - Meduloblastoma, 243


Caso Clínico 05 - Craniofaringioma, 259


Caso Clínico 06 - Câncer de tireoide pós-radioterapia, 271



Seção 5 - Screenings


Capítulo 17 - Triagem das endocrinopatias: quem, quando e como acompanhar? 279


 



Áreas do selo: ArtesAutoajudaEducaçãoHumanidadesInfantojuvenilLiteratura nacionalReligiãoReligião / EspiritismoSaúde, esporte e lazerTécnicos

Há mais de 90 anos no mercado editorial, e com mais de 3.500 publicações da área da Saúde, a EDITORA ATHENEU é líder nacional nesse segmento. Sua missão principal é disseminar conhecimento e gerar o melhor conteúdo da Saúde para a formação de estudantes, acadêmicos e profissionais nas áreas científicas, técnicas e profissionais.

Sua excelência é comprovada com as recentes conquistas do Prêmio Jabuti, o mais tradicional prêmio do livro no Brasil. Foi um total de 28 estatuetas na categoria Ciências da Saúde. Ganhar o Jabuti representa dar à obra vencedora o lastro da comunidade intelectual brasileira. Significa ser admitido em uma seleção de notáveis da literatura nacional.

Desenvolvemos uma plataforma de Educação Continuada com o intuito de oferecer aos estudantes e profissionais da área da Saúde uma ferramenta dinâmica de aprendizado, com base em atividades práticas, que permite ao usuário desenvolver o raciocínio clínico voltado para o diagnóstico e o tratamento, visando à prevenção do erro médico.

Em parceria com a Biblioteca Virtual, nossos leitores e professores contarão com um acervo completo, multidisciplinar, com atualizações permanentes e disponível 24 horas, on-line e off-line, além de dispor de recursos que os ajudarão na jornada de aprendizagem.

A Biblioteca Virtual atualmente está disponível em mais de 400 instituições de ensino, com mais de 3 milhões de usuários ativos.

A EDITORA ATHENEU, ao longo desses anos, acumulou experiência, excelência editorial, competência e reconhecimento.

Somos a única editora no Brasil que oferece um leque completo de alternativas para a área de livros da Saúde, uma marca fantástica, funcionários altamente competentes e planos fortes de investimentos e crescimento.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.