Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Transtorno bipolar - Diagnóstico e tratamento



Scippa, Ângela Marisa de Aquino Miranda (Autor) - Professora Titular do Departamento de Neurociências e Saúde Mental da Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia (DNCSM-FMB-UFBA). Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Medicina e Saúde (PPgMS-UFBA). Coordenadora do Centro de Estudos de Transtornos de Humor e Ansiedade (CETHA--UFBA). Coordenadora da Liga Acadêmica de Ciências (LAC-FMB-UFBA). Membro da Academia de Medicina da Bahia.; Kapczinski, Flávio (Autor) - Psiquiatra pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutorado em Psiquiatria pela University of London, Reino Unido e Pós-doutorado na McGill University, Canadá. Membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina. Professor Titular do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da UFRGS. Professor Emérito da McMaster University.

Transtorno Obsessivo-compulsivo, Transtorno Bipolar e Drogas Ilícitas, Abordagens Psicossociais, Saúde mental


Sinopse

Transtorno Bipolar – Diagnóstico e Tratamento repercute os conhecimentos científi­cos resultantes das mais recentes evidências médicas. É o livro do momento.
Seu conteúdo foi escrito com base nos protocolos da Associação Brasileira de Transtorno Bipolar (ABTB).
Sua equipe autoral é formada por profissionais cujas linhas de pesquisa e prática clínica estão estritamente dirigidas ao transtorno bipolar. São subespecialistas, pois. Daí, o consis­tente embasamento teórico-conceitual e a boa prática no manejo do transtorno.
Transtorno bipolar é condição crônica de frequentes recorrências. Cursa com condições classificadas por poucos sintomas ou leves (como a hipomania) até aquelas de alta gra­vidade. Nessas últimas circunstâncias, ocorre a perda da cognição e da funcionalidade, provocando depressão profunda.
Dois pontos importantes devem ser assinalados sobre o transtorno bipolar:
Alta taxa de comportamento suicida
Comprometimento da saúde mental dos familiares e cuidadores. É um transtorno cen­trífugo. Origina-se no paciente, estendendo-se pelo ambiente familiar. Causa, portanto, evidentes prejuízos para as relações familiares e para a normalidade doméstica.
Transtorno Bipolar – Diagnóstico e Tratamento apresenta 2 Editores, 42 Colaboradores, 18 Capítulos, 288 Páginas.
O livro tem como público leitor: Psiquiatras, Psicólogos, Neurologistas, Residentes de Psiquiatria, Psicologia e Neurologia.

Metadado adicionado por Editora Atheneu em 21/02/2024

Encontrou alguma informação errada? Perguntar para a Editora Atheneu

ISBN relacionados

9788538800781 (ISBN da Edição anterior)


Metadados completos:

  • 9786555866797
  • Livro Impresso
  • Transtorno bipolar - Diagnóstico e tratamento
  • --
  • 1 ª edição
  • --
  • --
  • --
  • --
  • --
  • --
  • Scippa, Ângela Marisa de Aquino Miranda (Autor) - Professora Titular do Departamento de Neurociências e Saúde Mental da Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia (DNCSM-FMB-UFBA). Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Medicina e Saúde (PPgMS-UFBA). Coordenadora do Centro de Estudos de Transtornos de Humor e Ansiedade (CETHA--UFBA). Coordenadora da Liga Acadêmica de Ciências (LAC-FMB-UFBA). Membro da Academia de Medicina da Bahia.; Kapczinski, Flávio (Autor) - Psiquiatra pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutorado em Psiquiatria pela University of London, Reino Unido e Pós-doutorado na McGill University, Canadá. Membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina. Professor Titular do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da UFRGS. Professor Emérito da McMaster University.
  • Transtorno Obsessivo-compulsivo, Transtorno Bipolar e Drogas Ilícitas, Abordagens Psicossociais, Saúde mental
  • Técnicos
  • Psicopatologia / Transtorno Bipolar (PSY022030), Neuropsicologia (PSY020000)
  • Categoria -
    Psicologia fisiológica e neuropsicologia, biopsicologia; Psicologia anormal
    --
  • 2023
  • 01/10/2023
  • Português
  • Brasil
  • --
  • Livre para todos os públicos
  • --
  • 17 x 24 x 2 cm
  • 0.5 kg
  • Capa Dura
  • 288 páginas
  • R$ 189,00
  • 49019900 - livros, brochuras e impressos semelhantes
  • --
  • 9786555866797
  • 9786555866797
  • --
  • --
  • O transtorno (do humor ou afetivo) bipolar (maníaco-depressivo) é um dos poucos transtornos mentais e do comportamento que resistiu e se manteve tão íntegro e consistente apesar das flutuações em sua abrangência conceitual nos últimos tempos. Entre as principais razões para a atual saliência nosológica desse quadro, encontram-se: o renascimento da Psiquiatria como especialidade médica nos Estados Unidos; o desenvolvimento de tratamentos eficazes para prevenção secundária da mania, da depressão e dos estados mistos; a comprovação da efetividade diferencial dos sais de lítio, tanto nas fases agudas quanto na prevenção de recaídas e riscos, como o suicídio; o advento das comunicações instantâneas e o incremento da colaboração científica entre centros outrora isolados ou distantes; a cristalização de grupos para estudo, pesquisa e atendimento, os quais precederam e levaram à constituição de entidades, como a Sociedade Internacional para o Transtorno Bipolar - ISBD; e, não menos importante, a qualidade e a credibilidade dos profissionais que passaram a se dedicar integralmente a essa afecção humana. Ele nos apresenta informações atualizadas, fidedignas e úteis para a atividade clínica em toda a sua complexidade e indica caminhos para solucionar os problemas que nos desafiam há milênios. Faço votos de que os leitores se inspirem e continuem com a tarefa de cuidar e prevenir o sofrimento de uma parcela significativa da população. Parabéns aos organizadores, aos autores e à Editora Atheneu por esta importante contribuição. "Valentim Gentil Filho - Professor Emérito da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Professor Sênior do Departamento de Psiquiatria da FMUSP"

Metadados adicionados: 21/02/2024
Última alteração: 21/02/2024

Sumário

Capítulo 1 - Transtorno Bipolar: História e Classificação Atual, 1


Capítulo 2 - Transtorno Bipolar e as Comorbidades Médicas Gerais, 9


Capítulo 3 - Transtorno Bipolar Induzido por Substâncias Lícitas, 25


Capítulo 4 - Comorbidade com Transtornos de Ansiedade: Pânico, Transtorno de Ansiedade Generalizada e Fobias, 39


Capítulo 5 - Transtorno Obsessivo-compulsivo, 47


Capítulo 6 - Transtorno Bipolar e Drogas Ilícitas, 61


Capítulo 7 - A Interface entre o Transtorno Bipolar e os Transtornos de Personalidade, 73


Capítulo 8 - Transtorno Bipolar Comórbido com Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade: Como Diagnosticar e Tratar, 89


Capítulo 9 - Aspectos Clínicos e Neurobiológicos das Alterações do Ciclo Sono/ Vigília no Transtorno Bipolar, 99


Capítulo 10 - Alterações Imunoinflamatórias no Transtorno Bipolar, 115


Capítulo 11 - Estadiamento e Neuroprogressão no Transtorno Bipolar, 125


Capítulo 12 - Investigação Laboratorial: O Papel da Neuroimagem e da Neuropsicologia, 139


Capítulo 13 - Farmacoterapia e Outros Tratamentos das Fases Agudas de Mania e Depressão, 161


Capítulo 14 - Transtorno Bipolar na Gravidez e no Puerpério, 183


Capítulo 15 - Transtorno Bipolar na Infância e na Adolescência, 203


Capítulo 16 - Tratamento do Transtorno Bipolar em Idosos, 221


Capítulo 17 - Abordagens Psicossociais: O Papel do Apoio Social e da Religiosidade no Transtorno Bipolar, 235


Capítulo 18 - Funcionamento: Para Além da Recuperação Sintomatológica, 247



Áreas do selo: ArtesAutoajudaEducaçãoHumanidadesInfantojuvenilLiteratura nacionalReligiãoReligião / EspiritismoSaúde, esporte e lazerTécnicos

Há mais de 90 anos no mercado editorial, e com mais de 3.500 publicações da área da Saúde, a EDITORA ATHENEU é líder nacional nesse segmento. Sua missão principal é disseminar conhecimento e gerar o melhor conteúdo da Saúde para a formação de estudantes, acadêmicos e profissionais nas áreas científicas, técnicas e profissionais.

Sua excelência é comprovada com as recentes conquistas do Prêmio Jabuti, o mais tradicional prêmio do livro no Brasil. Foi um total de 28 estatuetas na categoria Ciências da Saúde. Ganhar o Jabuti representa dar à obra vencedora o lastro da comunidade intelectual brasileira. Significa ser admitido em uma seleção de notáveis da literatura nacional.

Desenvolvemos uma plataforma de Educação Continuada com o intuito de oferecer aos estudantes e profissionais da área da Saúde uma ferramenta dinâmica de aprendizado, com base em atividades práticas, que permite ao usuário desenvolver o raciocínio clínico voltado para o diagnóstico e o tratamento, visando à prevenção do erro médico.

Em parceria com a Biblioteca Virtual, nossos leitores e professores contarão com um acervo completo, multidisciplinar, com atualizações permanentes e disponível 24 horas, on-line e off-line, além de dispor de recursos que os ajudarão na jornada de aprendizagem.

A Biblioteca Virtual atualmente está disponível em mais de 400 instituições de ensino, com mais de 3 milhões de usuários ativos.

A EDITORA ATHENEU, ao longo desses anos, acumulou experiência, excelência editorial, competência e reconhecimento.

Somos a única editora no Brasil que oferece um leque completo de alternativas para a área de livros da Saúde, uma marca fantástica, funcionários altamente competentes e planos fortes de investimentos e crescimento.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.