Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Diabetes e doença cardiovascular



Granja, Luiz Antonio Raio (Autor) - Doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Área de Atuação em Endocrinologia, Metabologia, Diabetologia. Especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Médico Coordenador-Pesquisador da Unidade de Aterosclerose do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da FMUSP.; Kalil Filho, Roberto (Autor) - Professor-Titular da Disciplina de Cardiologia do Departamento de Cardiopneumologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Diretor Geral do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês. Diretor da Divisão de Cardiologia Clínica do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da FMUSP. Chefe do Departamento de Cardiopneumologia da FMUSP. Presidente do Conselho Diretor do InCor-HCFMUSP

Diabetes, Complicações, Sequelas, Cardiologia, Sistema Cardiovascular, Doenças, Fatores de Risco


Sinopse

Diabetes e Doença Cardiovascular é o mais novo volume da Série InCor de Cardiologia.
O livro aborda interações fisiopatológicas, terapêuticas e, considera o Diabetes Mellitus, como doença crônica de efeitos metabólicos sistêmicos, apresentando, com base nisso, as chamadas alterações macroangiopáticas e microangiopaticas, tais como ateroesclerose, fenômenos tromboembólicos e suas consequências.
De fato, a relação entre hiperglicemia e desenvolvimento das complicações crônicas do Diabetes Mellitus tem sua inter-relação bem evidenciada. Isso se deve ao aumento da permeabilidade capilar e a disfunção das células endoteliais.
Assim, surge a doença cardiovascular aterosclerótica, definida como doença cardíaca coronária, cerebrovascular e doença arterial periférica.
Portanto, de posse desses conhecimentos científicos, pode-se traçar a melhor estratégia de tratamento, redução dos danos e interação à ação patogênica do diabetes – doença cardiovascular.
A obra tem sua equipe autoral formada por integrantes do corpo clínico do InCor ou professores de disciplinas afins à Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP.
São 1 Editor, 45 colaboradores, 22 capítulos, 300 páginas. Diabetes e Doença Cardiovascular, Série Incor de Cardiologia, tem seu público-leitor formado por Cardiologistas, Clínicos, Diabetólogos, Endocrinologistas e Residentes dessas especialidades.

Metadado adicionado por Editora Atheneu em 06/03/2024

Encontrou alguma informação errada? Perguntar para a Editora Atheneu

ISBN relacionados

--


Metadados completos:

  • 9786555866841
  • Livro Impresso
  • Diabetes e doença cardiovascular
  • --
  • 1 ª edição
  • Série Incor de Cardiologia
  • --
  • --
  • --
  • --
  • --
  • Granja, Luiz Antonio Raio (Autor) - Doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Área de Atuação em Endocrinologia, Metabologia, Diabetologia. Especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Médico Coordenador-Pesquisador da Unidade de Aterosclerose do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da FMUSP.; Kalil Filho, Roberto (Autor) - Professor-Titular da Disciplina de Cardiologia do Departamento de Cardiopneumologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Diretor Geral do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês. Diretor da Divisão de Cardiologia Clínica do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da FMUSP. Chefe do Departamento de Cardiopneumologia da FMUSP. Presidente do Conselho Diretor do InCor-HCFMUSP
  • Diabetes, Complicações, Sequelas, Cardiologia, Sistema Cardiovascular, Doenças, Fatores de Risco
  • Técnicos
  • Cardiologia (MED010000), Endocrinologia e Metabolismo (MED027000), Doenças / Diabetes (HEA039050)
  • Categoria -
    Medicina cardiovascular; Endocrinologia; Como lidar com diabetes
    --
  • 2023
  • 01/03/2023
  • Português
  • Brasil
  • --
  • Livre para todos os públicos
  • --
  • 17 x 24 x 3 cm
  • 0.85 kg
  • Capa Dura
  • 300 páginas
  • R$ 269,00
  • 49019900 - livros, brochuras e impressos semelhantes
  • --
  • 9786555866841
  • 9786555866841
  • --
  • --
  • O diabetes é uma doença crônica complexa que requer cuidados médicos contínuos com estratégias multifatoriais de redução de risco, além do controle glicêmico. A educação e o apoio contínuos para o autogerenciamento do diabetes são fundamentais para prevenir complicações agudas e reduzir o risco de complicações a longo prazo. Existem evidências significativas que apoiam uma série de intervenções para melhorar os resultados do diabetes e suas comorbidades. Portanto, é recomendada uma abordagem abrangente para a redução do risco de complicações relacionadas ao diabetes. A terapia que inclui várias abordagens de cuidados baseados em evidências proporcionará redução complementar nos riscos de complicações microvasculares, renais, neurológicas e cardiovasculares. O manejo da glicemia, da pressão arterial e dos lipídios e a incorporação de terapias específicas com benefícios cardiovasculares e renais (conforme apropriado individualmente) são considerados elementos fundamentais na redução do risco global de diabetes e suas complicações.

Metadados adicionados: 06/03/2024
Última alteração: 06/03/2024

Sumário

Capítulo 01 - Diabetes e Aterosclerose – Fisiopatologia da Aterosclerose do Paciente Diabético, 1


Capítulo 02 - Evento Coronariano Agudo no Paciente Diabético, 7


Capítulo 03 - Diabetes e Insuficiência Coronária Crônica, 21


Capítulo 04 - Mortalidade do Diabético com Doença Cardiovascular, 29


Capítulo 05 - Análise Crítica dos Desenhos dos Estudos de Diabetes e Doença Cardiovascular, 41


Capítulo 06 - Diabetes e Miocardiopatia, 63


Capítulo 07 - Diabetes e Insuficiência Cardíaca, 71


Capítulo 08 - Diabetes e Hipertensão, 83


Capítulo 09 - Diabetes Tipo 1 e Doença Cardiovascular, 93


Capítulo 10 - Diabetes, Doença Cardiovascular e Gordura Ectópica, 101


Capítulo 11 - Hipoglicemia e Risco Cardiovascular, 113


Capítulo 12 - Diabetes – Rim – Coração, 119


Capítulo 13 - Diabetes e Lípides, 133


Capítulo 14 - Diabetes e Doença Vascular Periférica, 149


Capítulo 15 - Papel da Ecodopplercardiografia na Avaliação do Idoso e do Diabético, 179


Capítulo 16 - Diabetes, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética, 195


Capítulo 17 - Diabetes e Transplante Cardíaco, 203


Capítulo 18 - Cirurgia Cardíaca nos Pacientes Diabéticos, 213


Capítulo 19 - Cirurgia Metabólica no Paciente Diabético e Doenças Cardiovasculares, 223


Capítulo 20 - Diabetes e Doenças Cardiovasculares na Mulher, 233


Capítulo 21 - Valvopatias Cardíacas e Diabetes Mellitus, 243


Capítulo 22 - Estudos de Diabetes Mellitus e Doenças Cardiovasculares, 247



Áreas do selo: ArtesAutoajudaEducaçãoHumanidadesInfantojuvenilLiteratura nacionalReligiãoReligião / EspiritismoSaúde, esporte e lazerTécnicos

Há mais de 90 anos no mercado editorial, e com mais de 3.500 publicações da área da Saúde, a EDITORA ATHENEU é líder nacional nesse segmento. Sua missão principal é disseminar conhecimento e gerar o melhor conteúdo da Saúde para a formação de estudantes, acadêmicos e profissionais nas áreas científicas, técnicas e profissionais.

Sua excelência é comprovada com as recentes conquistas do Prêmio Jabuti, o mais tradicional prêmio do livro no Brasil. Foi um total de 28 estatuetas na categoria Ciências da Saúde. Ganhar o Jabuti representa dar à obra vencedora o lastro da comunidade intelectual brasileira. Significa ser admitido em uma seleção de notáveis da literatura nacional.

Desenvolvemos uma plataforma de Educação Continuada com o intuito de oferecer aos estudantes e profissionais da área da Saúde uma ferramenta dinâmica de aprendizado, com base em atividades práticas, que permite ao usuário desenvolver o raciocínio clínico voltado para o diagnóstico e o tratamento, visando à prevenção do erro médico.

Em parceria com a Biblioteca Virtual, nossos leitores e professores contarão com um acervo completo, multidisciplinar, com atualizações permanentes e disponível 24 horas, on-line e off-line, além de dispor de recursos que os ajudarão na jornada de aprendizagem.

A Biblioteca Virtual atualmente está disponível em mais de 400 instituições de ensino, com mais de 3 milhões de usuários ativos.

A EDITORA ATHENEU, ao longo desses anos, acumulou experiência, excelência editorial, competência e reconhecimento.

Somos a única editora no Brasil que oferece um leque completo de alternativas para a área de livros da Saúde, uma marca fantástica, funcionários altamente competentes e planos fortes de investimentos e crescimento.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.