Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Medicina física e reabilitação



Auler Junior, José Otávio Costa (Coordenador) - Professor Titular da Disciplina de Anestesiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Diretor da FMUSP (2014-2018).; Yu, Luis (Coordenador) - Professor-Associado de Nefrologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Ex-Coordenador-Geral da Comissão de Residência Médica (COREME) da FMUSP. ; Coelho, José Artur Mello (Editor) - Médico Fisiatra. Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Residência Médica em Medicina Física e Reabilitação pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Título de Especialista em Medicina Física e Reabilitação pela Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação. Preceptor da Residência Médica de Medicina Física e Reabilitação do HCFMUSP.; Guerrini, Karen Fraga Moreira (Editor) - Médica Fisiatra. Residência Médica em Medicina Física e Reabilitação pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Título de Especialista em Medicina Física e Reabilitação pela Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação. Especialização em Acupuntura pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do HCFMUSP. Especialização em Neurofisiologia Clínica pelo Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMRea) do HCFMUSP.; Battistella, Linamara Rizzo (Editor) - Professora Titular de Fisiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Coordenadora do Programa de Residência de Medicina Física e Reabilitação da FMUSP. Idealizadora da Rede de Reabilitação Lucy Montoro. Presidente do Conselho Diretor do Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMRea) do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP. Diretora do Centro Colaborador da Organização Pan-Americana da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) para Reabilitação e Cocoordenadora do Grupo de Desenvolvimento das Diretrizes de Reabilitação Relacionada à Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS). Integra o Grupo de Trabalho para as Manifestações de Médio e Longo Prazo da COVID-19 na OMS. Membro Titular da National Academy of Medicine (EUA) e Consultora Especialista do Painel de Reabilitação da OMS. Ex-Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Presidente da International Society of Physical and Rehabilitation Medicine (ISPRM).

Medicina física, Reabilitação


Sinopse

A Série Manual do Médico-Residente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP tem por objetivo difundir os conhecimentos da prática e assistência médicas, altamente qualificadas, ora desenvolvidas no complexo HCFMUSP, o maior da América Latina. Esse complexo dispõe de um centro médico-hospitalar amplo, bem estruturado e moderno, com os melhores recursos diagnósticos e terapêuticos para o treinamento adequado dos residentes.
Assinala os residentes contarem permanentemente com médicos preceptores exclusivos, médicos-assistentes e docentes altamente capacitados para o ensino da Medicina em seu viés prático – a base da residência médica.
A Série Manual do Médico-Residente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP será útil não apenas para os residentes do próprio HC, como será também validada e seguida por outros centros acadêmicos e de formação profissional de Medicina nas diversas regiões do Brasil.
Atualmente, os programas de residência médica dessa instituição abrangem quase todas as especialidades e áreas de atuação médica, e totalizam cerca de 1.600 médicos em treinamento.
Este volume – Medicina Física e Reabilitação – é oportuno e atual. Condensa os conhecimentos práticos e teórico-conceituais vigentes de forma didática, linear, concisa, inteligente, além de apresentar rico e generoso material visual: imagens, fotos, esquemas, tabelas.
Apresenta as seguintes Partes: 1, Introdução à Fisiatria; 2, Avaliação Fisiátrica; 3, Reabilitação; 4, Dor; 5, Órteses, próteses, meios auxiliares de marcha e locomoção/tecnologias; 6, O Cuidado; Parte Final.
Seu público-alvo é formado por Residentes em Medicina Física e Reabilitação e Médicos Fisiatras interessados na atualização e reciclagem de seus conhecimentos.

Metadado adicionado por Editora Atheneu em 06/03/2024

Encontrou alguma informação errada? Perguntar para a Editora Atheneu

ISBN relacionados

--


Metadados completos:

  • 9786555866865
  • Livro Impresso
  • Medicina física e reabilitação
  • --
  • 1 ª edição
  • Série Manual do Médico Residente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - SMMR
  • --
  • --
  • --
  • --
  • --
  • Auler Junior, José Otávio Costa (Coordenador) - Professor Titular da Disciplina de Anestesiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Diretor da FMUSP (2014-2018).; Yu, Luis (Coordenador) - Professor-Associado de Nefrologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Ex-Coordenador-Geral da Comissão de Residência Médica (COREME) da FMUSP. ; Coelho, José Artur Mello (Editor) - Médico Fisiatra. Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Residência Médica em Medicina Física e Reabilitação pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Título de Especialista em Medicina Física e Reabilitação pela Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação. Preceptor da Residência Médica de Medicina Física e Reabilitação do HCFMUSP.; Guerrini, Karen Fraga Moreira (Editor) - Médica Fisiatra. Residência Médica em Medicina Física e Reabilitação pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Título de Especialista em Medicina Física e Reabilitação pela Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação. Especialização em Acupuntura pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do HCFMUSP. Especialização em Neurofisiologia Clínica pelo Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMRea) do HCFMUSP.; Battistella, Linamara Rizzo (Editor) - Professora Titular de Fisiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Coordenadora do Programa de Residência de Medicina Física e Reabilitação da FMUSP. Idealizadora da Rede de Reabilitação Lucy Montoro. Presidente do Conselho Diretor do Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMRea) do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP. Diretora do Centro Colaborador da Organização Pan-Americana da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) para Reabilitação e Cocoordenadora do Grupo de Desenvolvimento das Diretrizes de Reabilitação Relacionada à Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS). Integra o Grupo de Trabalho para as Manifestações de Médio e Longo Prazo da COVID-19 na OMS. Membro Titular da National Academy of Medicine (EUA) e Consultora Especialista do Painel de Reabilitação da OMS. Ex-Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Presidente da International Society of Physical and Rehabilitation Medicine (ISPRM).
  • Medicina física, Reabilitação
  • Técnicos
  • Medicina Física e Reabilitação ou Fisiatria (MED073000), Serviços Complementares / Fisioterapia (MED003060)
  • Categoria -
    Reabilitação; Fisioterapia
    --
  • 2023
  • 01/08/2023
  • Português
  • Brasil
  • --
  • Livre para todos os públicos
  • --
  • 17 x 24 x 5 cm
  • 1.55 kg
  • Capa Dura
  • 802 páginas
  • R$ 627,00
  • 49019900 - livros, brochuras e impressos semelhantes
  • --
  • 9786555866865
  • 9786555866865
  • --
  • --
  • O Manual do Médico-Residente de Medicina Física e Reabilitação, editado pelos médicos especialistas em Fisiatria, Dr. José Artur Mello Coelho e Dra. Karen Fraga Moreira Guerrini, e pela Prof. Dra. Linamara Rizzo Battistella, Professora Titular de Fisiatria e Coordenadora do Programa de Residência de Medicina Física e Reabilitação da FMUSP, aborda os fundamentos essenciais da Medicina Física e Reabilitação, incluindo a avaliação e a reabilitação fisiátricas; discute a dor e órteses e próteses, bem como o cuidado integral do paciente e diversas técnicas auxiliares no tratamento fisiátrico. O conteúdo foi escrito por inúmeros especialistas e professores, de forma prática e didática, que certamente auxiliará médicos-residentes de Medicina Física e Reabilitação e todos os profissionais envolvidos no tratamento e reabilitação de pacientes.

Metadados adicionados: 06/03/2024
Última alteração: 06/03/2024

Sumário

Parte 1 - Introdução à Fisiatria


 


Capítulo 01 - História e conceitos básicos em Fisiatria, 3


Capítulo 02 - O fisiatra e a equipe multidisciplinar, 15


Capítulo 03 - Meios físicos em reabilitação, 21


 


Parte 2 - Avaliação Fisiátrica


 


Capítulo 04 - Avaliação fisiátrica geral, 51


Capítulo 05 - Avaliação cognitiva, 61


Capítulo 06 - Semiologia neurológica, 75


Capítulo 07 - 1° e 2° neurônios motores, 99


Capítulo 08 - Semiologia ortopédica, 109


Capítulo 09 - Análise de marcha, 133


 


Parte 3 - Reabilitação


 


Capítulo 10 - Reabilitação infantil: paralisia cerebral, 153


Capítulo 11 - Reabilitação infantil: malformações congênitas, 173


Capítulo 12 - Reabilitação na lesão medular, 187


Capítulo 13 - Reabilitação nas lesões encefálicas adquiridas, 209


Capítulo 14 - Fonoaudiologia nos distúrbios de linguagem e de deglutição, 227


Capítulo 15 - Reabilitação em amputados, 245


Capítulo 16 - Reabilitação nas hemofilias, 261


Capítulo 17 - Reabilitação na síndrome de Down, 275


Capítulo 18 - Reabilitação nas doenças neurodegenerativas, 291


Capítulo 19 - Reabilitação nas doenças neuromusculares, 301


Capítulo 20 - Reabilitação geriátrica, 309


Capítulo 21 - Osteoporose e sarcopenia, 325


Capítulo 22 - Reabilitação oncológica, 339


Capítulo 23 - Reabilitação cardiopulmonar e metabólica, 351


Capítulo 24 - Dor no atleta e reabilitação esportiva, 361


Capítulo 25 - Reabilitação em UTI, 377


Capítulo 26 - Reabilitação pós-COVID-19, 397


Capítulo 27 - Cuidados não invasivos para as alterações funcionais nos pés, 407


 


Parte 4 - Dor


 


Capítulo 28 - Dor, 437


Capítulo 29 - Síndrome dolorosa miofascial, 473


Capítulo 30 - Procedimentos guiados por ultrassom para tratamento da dor, 501


Capítulo 31 - Acupuntura no tratamento da dor, 527


 


Parte 5 - Órteses, próteses, meios auxiliares de marcha e locomoção/tecnologias


 


Capítulo 32 - Órteses de membros superiores, 537


Capítulo 33 - Órteses de membros inferiores, 557


Capítulo 34 - Próteses de membros superiores e inferiores, 579


Capítulo 35 - Meios auxiliares de marcha e locomoção, 597


Capítulo 36 - Fatores ambientais e funcionalidade: acessibilidade,barreiras arquitetônicas e adaptações, 619


Capítulo 37 - Tecnologias de vanguarda na reabilitação de membros superiores, 631


Capítulo 38 - Tecnologias de vanguarda na reabilitação de membros inferiores, 641


 


Parte 6 - O Cuidado


 


Capítulo 39 - Neuropsicologia no processo de reabilitação, 653


Capítulo 40 - O cuidado, reunião familiar e comunicação de más notícias, 663


Capítulo 41 - A fisiatria nos cuidados paliativos, 673


 


Parte Final


 


Capítulo 42 - Eletroneuromiografia, 685


Capítulo 43 - Toxina botulínica no tratamento da espasticidade e da distonia, 697


Capítulo 44 - Fenol no tratamento da espasticidade, 711


Capítulo 45 - Iniciando na área da pesquisa, 723


Capítulo 46 - Gestão em fisiatria, 735


Capítulo 47 - Cinco décadas de reabilitação, 741


Anexo, 749


Índice remissivo, 751



Áreas do selo: ArtesAutoajudaEducaçãoHumanidadesInfantojuvenilLiteratura nacionalReligiãoReligião / EspiritismoSaúde, esporte e lazerTécnicos

Há mais de 90 anos no mercado editorial, e com mais de 3.500 publicações da área da Saúde, a EDITORA ATHENEU é líder nacional nesse segmento. Sua missão principal é disseminar conhecimento e gerar o melhor conteúdo da Saúde para a formação de estudantes, acadêmicos e profissionais nas áreas científicas, técnicas e profissionais.

Sua excelência é comprovada com as recentes conquistas do Prêmio Jabuti, o mais tradicional prêmio do livro no Brasil. Foi um total de 28 estatuetas na categoria Ciências da Saúde. Ganhar o Jabuti representa dar à obra vencedora o lastro da comunidade intelectual brasileira. Significa ser admitido em uma seleção de notáveis da literatura nacional.

Desenvolvemos uma plataforma de Educação Continuada com o intuito de oferecer aos estudantes e profissionais da área da Saúde uma ferramenta dinâmica de aprendizado, com base em atividades práticas, que permite ao usuário desenvolver o raciocínio clínico voltado para o diagnóstico e o tratamento, visando à prevenção do erro médico.

Em parceria com a Biblioteca Virtual, nossos leitores e professores contarão com um acervo completo, multidisciplinar, com atualizações permanentes e disponível 24 horas, on-line e off-line, além de dispor de recursos que os ajudarão na jornada de aprendizagem.

A Biblioteca Virtual atualmente está disponível em mais de 400 instituições de ensino, com mais de 3 milhões de usuários ativos.

A EDITORA ATHENEU, ao longo desses anos, acumulou experiência, excelência editorial, competência e reconhecimento.

Somos a única editora no Brasil que oferece um leque completo de alternativas para a área de livros da Saúde, uma marca fantástica, funcionários altamente competentes e planos fortes de investimentos e crescimento.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.