Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Teoria crítica
escritos sobre educação - Contribuições do Brasil e Alemanha



Lastória, Luiz Antônio Nabuco (Organizador) - Luiz Antônio Calmon Nabuco Lastória é Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Atua como docente junto ao Departamento de Psicologia da Educação e também junto aos programas de pós-graduação em Educação Escolar e de Educação Sexual da Faculdade de Ciências e Letras - Campus Araraquara, SP. Lidera juntamente com Ranato Franco o grupo de estudos e pesquisas "Teoria Crítica: Tecnologia, Cultura e Formação" (CNPq), e atua como pesquisador associado ao grupo de estudos e pesquisas "Teoria Crítica e Educação" (CNPq). Publicou Psicologia sem ética? Uma reflexão histórica e filosófica da Psicologia (Piracicaba:Unimep, 2004) e Ética estética e cotidiano: a cultura como possibilidade de individuação. Piracicaba: Editora Unimep, 1994). ; Zuin, Antônio Álvaro Soares (Organizador) - Antônio Álvares Soares Zuin é Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, é professor-visitante do departamento de educação da universidade de York, Inglaterra. Atua como professor-doutor associado da Universidade Federal de São Carlos e é editor-associado da revista Educação e Sociedade (Cedes/Unicamp. Dentre as publicações destacam-se: Violência e tabu entre professores e alunos: a internet e a reconfiguração do elo pedagógico (São Paulo: Editora Cortez, 2012) e Adoro odiar meu professor: o aluno entre a ironia e o sarcasmo pedagógico (Campinas: Editora Autores Associados, 2008, São Paulo: Editora Cortez, 2012). Organizou Teoria Crítica e inconformismo: novas perspectivas de pesquisa (em parceria com Bruno Pucci e Luiz Antônio Calmon Nabuco Lastória, Campinas: Editora Autores Associados, 2010) e A indústria cultural hoje (em parceria com Fabio Durão e Alexandre Vaz, São Paulo: Editora Boi-tempo, 2008). ; Gomes, Luiz Roberto (Organizador) - Luiz Roberto Gomes é Doutor em Filosofia da Educação pela Unicamp, pesquisador e vice-líder do grupo de pesquisa "Teoria Crítica e Educação" - CNPq (UFSCar). Professor adjunto do Departamento de Educação e do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Publicou vários livros, capítulos de livros e artigos nacionais e internacionais, entre os quais: Educação e consenso em Habermas (Alínea/Fapemig, 2007); Teoria Crítica e formação cultural: aspectos filosóficos e sociopolíticos, juntamente com Antônio A. Soares Zuin e Luiz Calmon Nabuco Lastória (Autores Associados,2012); Teoria Crítica, filosofia e educação, juntamente com Eldon Mühl e Antônio A. Soares Zuin (Eduem e Edupf, 2014). ; Gruschka, Andreas (Organizador) - Andreas Gruschka é Professor titular de Ciências da Educação da Goethe-Universität Frankfurt, Alemanha. Tem formação em Educação, Filosofia, Psicologia e Sociologia em Münster, mestrado, doutorado e habilitação em Educação pela Universidade Wilhelms Vestefália.

Teoria crítica, Escritos sobre educação, Contribuições do Brasil e Alemanha, 2015, teoria crítica coleção nankin, nankin teoria crítica, nankin teoria crítica e educação, Luiz antônio calmon nabuco lastória, antônio álvaro soares zuin, luiz roberto gomes, andrea gruschka, teoria crítica esritos sobre educação, teoria crítica educação editora nankin


Sinopse

Teoria Crítica e Educação
O momento atual de internacionalização da economia sugere pautas mais ou menos comuns a serem discutidas e enfrentadas em diferentes localidades do globo. Dentre essas pautas figura o desempenho dos sistemas educacionais em vigência nos diversos países, com vistas ao desenvolvimento econômico auto-sustentável e à promoção social inclusiva.

A presente publicação reúne um conjunto de análises resultantes de pesquisas realizadas por estudiosos brasileiros e alemães no âmbito educacional, e também da formação considerada em seu sentido abrangente.

Estas análises versam sobre sete temas de capital importância no sentido de fazer avançar a reflexão acerca do panorama educacional hodierno mediante a comparação entre dois países: a Alemanha e o Brasil. O primeiro, caracterizado por uma economia desenvolvida e integrante da União Europeia, se destaca pela invenção da Bildung (termo costumeiramente traduzido por ´formação´, mas que não possui equivalente na língua portuguesa); e, o segundo, caracterizado como país integrante das chamadas ´economias emergentes´ (BRICS), e que se destaca pelas diversas tentativas históricas de promover uma educação mais democrática, sobretudo a partir da promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Brasileira em 1996.

As análises que integram o volume em cada um dos sete capítulos versam sobre os seguintes temas: a relação entre a Teoria Crítica da Sociedade e a Educação; as contradições inerentes à Educação contemporânea orientada pelo telos da emancipação; a Educação enquanto um bem público sob a vigência das políticas neoliberais; o impacto das novas tecnologias sobre as práticas educativas; os diferentes níveis de danificação presentes nas atuais práticas de ensino; e, por fim, ponderações críticas acerca dos impasses da pedagogia em nossos dias.

.............................................................

Sobre os organizadores:

Andreas Gruschka é Professor titular de Ciências da Educação da Goethe-Universität Frankfurt, Alemanha. Tem formação em Educação, Filosofia, Psicologia e Sociologia em Münster, mestrado, doutorado e habilitação em Educação pela Universidade Wilhelms Vestefália.

Antônio Álvares Soares Zuin é Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, é professor-visitante do departamento de educação da universidade de York, Inglaterra. Atua como professor-doutor associado da Universidade Federal de São Carlos e é editor-associado da revista Educação e Sociedade (Cedes/Unicamp. Dentre as publicações destacam-se: Violência e tabu entre professores e alunos: a internet e a reconfiguração do elo pedagógico (São Paulo: Editora Cortez, 2012) e Adoro odiar meu professor: o aluno entre a ironia e o sarcasmo pedagógico (Campinas: Editora Autores Associados, 2008, São Paulo: Editora Cortez, 2012). Organizou Teoria Crítica e inconformismo: novas perspectivas de pesquisa (em parceria com Bruno Pucci e Luiz Antônio Calmon Nabuco Lastória, Campinas: Editora Autores Associados, 2010) e A indústria cultural hoje (em parceria com Fabio Durão e Alexandre Vaz, São Paulo: Editora Boi-tempo, 2008).

Luiz Antônio Calmon Nabuco Lastória é Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Atua como docente junto ao Departamento de Psicologia da Educação e também junto aos programas de pós-graduação em Educação Escolar e de Educação Sexual da Faculdade de Ciências e Letras - Campus Araraquara, SP. Lidera juntamente com Ranato Franco o grupo de estudos e pesquisas "Teoria Crítica: Tecnologia, Cultura e Formação" (CNPq), e atua como pesquisador associado ao grupo de estudos e pesquisas "Teoria Crítica e Educação" (CNPq). Publicou Psicologia sem ética? Uma reflexão histórica e filosófica da Psicologia (Piracicaba:Unimep, 2004) e Ética estética e cotidiano: a cultura como possibilidade de individuação. Piracicaba: Editora Unimep, 1994).

Luiz Roberto Gomes é Doutor em Filosofia da Educação pela Unicamp, pesquisador e vice-líder do grupo de pesquisa "Teoria Crítica e Educação" - CNPq (UFSCar). Professor adjunto do Departamento de Educação e do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Publicou vários livros, capítulos de livros e artigos nacionais e internacionais, entre os quais: Educação e consenso em Habermas (Alínea/Fapemig, 2007); Teoria Crítica e formação cultural: aspectos filosóficos e sociopolíticos, juntamente com Antônio A. Soares Zuin e Luiz Calmon Nabuco Lastória (Autores Associados,2012); Teoria Crítica, filosofia e educação, juntamente com Eldon Mühl e Antônio A. Soares Zuin (Eduem e Edupf, 2014).

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 18/10/2018

Encontrou alguma informação errada? Perguntar para a Alameda Editorial

ISBN relacionados

9788577510962 (ISBN de outro volume da coleção)
9788577510993 (ISBN de outro volume da coleção)
9788577511112 (ISBN de outro volume da coleção)
9788577511105 (ISBN de outro volume da coleção)
9788577511211 (ISBN de outro volume da coleção)


Metadados completos:

  • 9788577511044
  • Livro Impresso
  • Teoria crítica
  • escritos sobre educação - Contribuições do Brasil e Alemanha
  • 3 ª edição
  • Coleção teoria crítica
  • 3
  • --
  • --
  • --
  • --
  • Lastória, Luiz Antônio Nabuco (Organizador) - Luiz Antônio Calmon Nabuco Lastória é Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Atua como docente junto ao Departamento de Psicologia da Educação e também junto aos programas de pós-graduação em Educação Escolar e de Educação Sexual da Faculdade de Ciências e Letras - Campus Araraquara, SP. Lidera juntamente com Ranato Franco o grupo de estudos e pesquisas "Teoria Crítica: Tecnologia, Cultura e Formação" (CNPq), e atua como pesquisador associado ao grupo de estudos e pesquisas "Teoria Crítica e Educação" (CNPq). Publicou Psicologia sem ética? Uma reflexão histórica e filosófica da Psicologia (Piracicaba:Unimep, 2004) e Ética estética e cotidiano: a cultura como possibilidade de individuação. Piracicaba: Editora Unimep, 1994). ; Zuin, Antônio Álvaro Soares (Organizador) - Antônio Álvares Soares Zuin é Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, é professor-visitante do departamento de educação da universidade de York, Inglaterra. Atua como professor-doutor associado da Universidade Federal de São Carlos e é editor-associado da revista Educação e Sociedade (Cedes/Unicamp. Dentre as publicações destacam-se: Violência e tabu entre professores e alunos: a internet e a reconfiguração do elo pedagógico (São Paulo: Editora Cortez, 2012) e Adoro odiar meu professor: o aluno entre a ironia e o sarcasmo pedagógico (Campinas: Editora Autores Associados, 2008, São Paulo: Editora Cortez, 2012). Organizou Teoria Crítica e inconformismo: novas perspectivas de pesquisa (em parceria com Bruno Pucci e Luiz Antônio Calmon Nabuco Lastória, Campinas: Editora Autores Associados, 2010) e A indústria cultural hoje (em parceria com Fabio Durão e Alexandre Vaz, São Paulo: Editora Boi-tempo, 2008). ; Gomes, Luiz Roberto (Organizador) - Luiz Roberto Gomes é Doutor em Filosofia da Educação pela Unicamp, pesquisador e vice-líder do grupo de pesquisa "Teoria Crítica e Educação" - CNPq (UFSCar). Professor adjunto do Departamento de Educação e do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Publicou vários livros, capítulos de livros e artigos nacionais e internacionais, entre os quais: Educação e consenso em Habermas (Alínea/Fapemig, 2007); Teoria Crítica e formação cultural: aspectos filosóficos e sociopolíticos, juntamente com Antônio A. Soares Zuin e Luiz Calmon Nabuco Lastória (Autores Associados,2012); Teoria Crítica, filosofia e educação, juntamente com Eldon Mühl e Antônio A. Soares Zuin (Eduem e Edupf, 2014). ; Gruschka, Andreas (Organizador) - Andreas Gruschka é Professor titular de Ciências da Educação da Goethe-Universität Frankfurt, Alemanha. Tem formação em Educação, Filosofia, Psicologia e Sociologia em Münster, mestrado, doutorado e habilitação em Educação pela Universidade Wilhelms Vestefália.
  • Teoria crítica, Escritos sobre educação, Contribuições do Brasil e Alemanha, 2015, teoria crítica coleção nankin, nankin teoria crítica, nankin teoria crítica e educação, Luiz antônio calmon nabuco lastória, antônio álvaro soares zuin, luiz roberto gomes, andrea gruschka, teoria crítica esritos sobre educação, teoria crítica educação editora nankin
  • Educação
  • 370.9810943
  • Educação / Geral (EDU000000), Filosofia / Geral (PHI000000), Movimentos / Teoria Crítica (PHI040000), Ciências Sociais / Geral (SOC000000)
  • Categoria -
    Filosofia; Educacional: Cidadania e/OU educação social; Sistemas e/ou estruturas educacionais; Filosofia política e/ou social
    Qualificador -
    Brasil
  • 2015
  • 17/08/2015
  • Português
  • Brasil
  • --
  • Livre para todos os públicos
  • --
  • 16 x 23 x 1.7 cm
  • 0.48 kg
  • Brochura
  • 296 páginas
  • R$ 94,00
  • 49019900 - livros, brochuras e impressos semelhantes
  • --
  • 9788577511044
  • 9788577511044
  • --
  • --
  • --

Metadados adicionados: 18/10/2018
Última alteração: 01/03/2024
Última alteração de preço: 01/03/2024

Sumário

Prefácio - 7
POR BRUNO PUCCI E ANDREAS GRUSCHKA

Parte 1
Teoria Crítica da sociedade e educação
1. Relação atual entre Educação e Teoria Crítica da Sociedade no Brasil - 10
BRUNO PUCCI E LUZIA BATISTA DE OLIVEIRA SILVA
2. Pedagogia crítica - 25
KARL-HEINZ DAMMER

Parte 2
Educação para a emancipação
3. Educação para a emancipação ou para a personalidade flexível: uma análise política das expectativas em relação ao sistema - 44
LUIZ ANTÔNIO CALMON NABUCO LASTÓRIA E LUIZ ROBERTO GOMES
4. "Emancipação" nas condições sociais do capitalismo: a formação em contradição - 71
PETER EULER

Parte 3
Educação e neoliberalismo
5. A Educação superior no Brasil em tempos ultraliberais: desigualdades, mercantilização e desafios para a regulação estatal de caráter público - 94
VALDEMAR SGUISSARDI 6. A reviravolta das condições da educação pública em tempos neoliberais - 113
FRANK-OLAF RADTKE

Parte 4
Novas tecnologias e educação
7. Cultura digital e educação: reflexões sobre tecnologia, linguagem e estética - 138
ARI FERNANDO MAIA E BELARMINO CESAR GUIMARÃES DA COSTA
8. As novas tecnologias da informação e seu modo de funcionamento na escola - 154
SIEGLINDE JORNITZ

Parte 5
Cultura digital e educação
9. As novas mídias e a reconfiguração das relações entre professores e alunos - 182
ANTÔNIO A. S. ZUIN
10. Novas mídias como educadores? Contribuições para a crítica da educação digitalizada - 197
WOLFGANG FRITZ BOCK

Parte 6
Formação, semiformação e não formação
11. Formação, semiformação e não formação nas relações de ensino: reflexões a partir de estudos da sala de aula nas escolas de Belo Horizonte - Brasil - 222
RITA AMELIA TEIXEIRA VILELA
12. Educação, semiformação, deformação através do ensino - 241
MARÇON POLLMANNS

Parte 7
Pedagogia e educação
13. Adeus à escola? Da escola alfabetizadora à audiovisualidade difusa - 260
MATEU CABOT
14. Adeus pedagogia? O fim das fronteiras da relação pedagógica e a perda da função da pedagogia - 272
ANDREAS GRUSCHKA

Sobre os organizadores - 291
Sobre os autores - 293

***



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.